Os carboidratos fornecem energia, usada na síntese de matéria orgânica, contração muscular, condução de impulsos nervosos, produção de aminoácidos, produção de cera, entre outros, por isso que são de suma importância para as abelhas, e as proteínas são essenciais nos ciclos de crescimento e reprodução das mesmas (PEREIRA, 2010). No processo digestório do alimento, nutrientes de massa molecular alta são decompostos em menores unidades, assimilados e transportados na hemolinfa, ofertando a nutrição de todas as células do organismo (PINTO, 2019).
As abelhas necessitam de polénes com 20% de proteína bruta, quando a quantidade e a qualidade do pólen é limitada, a quantidade de criação gerada na colônia diminui, isso acontece porque o consumo de pólen pelas abelhas adultas está intrinsecamente ligado ao crescimento e duração de vida das abelhas recém-nascidas, ao progresso das glândulas hipofaríngicas, do corpo gordo e dos ovários. A deficiência de nutrientes essenciais implica não só em abelhas mais fracas como em um tempo de vida mais curto (MARQUES & NUNES, [20-?]). Por isso saber a quantidade e a qualidade é de enorme importância para o sucesso da criação de abelhas, Pereira (2010) afirma que os aminoácidos essenciais para as abelhas em 20% de proteína digestível são: 3% arginina, 2,5% fenilalanina, 1,5% histidina, 4% isoleucina, 4,5% leucina, 3% lisina, 1,5% metionina, 3% treonina, 1% triptofano e 4% valina.
Esses estudos e informações sobre a alimentação das abelhas é essencial, principalmente para problemas atuais, como por exemplo, os sumiços das abelhas, então para que os apicultores tenham sucesso na produção de colméias, alguns conhecimentos sobre a alimentação das mesmas se tornam fundamental.
REFERÊNCIAS
BATISTA, M. D. C.; PESSOA, R. M. S.; GOIS, G. C.; SILVA, A. A. F.; LIMA, C. A. B.; CUNHA, D. S. Alimentação das abelhas: revisão sobre a flora apícola e necessidades nutricionais. Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management, v. 14., n. 1, jan/mar 2018.
MARQUES, A. NUNES, F. A Nutrição das Abelhas: Proteína. Hifarmax, [20-?]. Disponível em: <https://objects.hifarmax.com/cc113b92199b05426ff7df813c64d2b7.pdf>. Acesso em: 07 de agosto de 2021.
PEREIRA, F. M. Alternativas de Alimentação para Abelhas. Embrapa Meio-Norte, 2010.
PEREIRA., F. M.; LOPES, T. R.; CAMARGO, R. C. R.; VILELA, S. L. Manejo alimentar. 2003. Disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/territorio_sisal/arvore/CONT000fd5zpylj02wx5eo0a2ndxyc9yj0wx.html>. Acesso em: 07 de agosto de 2021.
PINTO, M. R. R.; NUNES, A.; MUNARO, D.; MARASOHIN, M.; LEITE, F. P. L. Alimentação e nutrição de abelhas Apis mellifera. in: PEREIRA, A. A interface do conhecimento sobre abelhas. Ponta Grossa; Atenha editora, 2019. 13p - 25p.
Comentários
Postar um comentário