Pular para o conteúdo principal

COMPORTAMENTO REPRODUTIVO EM SUÍNOS

  Introdução         Com o aumento do uso de sistemas de confinamento e a intensificação das práticas de produção, voltadas para otimizar o trabalho, reduzir a perda de energia dos animais e melhorar a produtividade por área, surgem desafios que afetam o comportamento e a qualidade de vida dos animais. Problemas relacionados ao bem-estar dos suínos podem ter impactos negativos em diversas áreas, incluindo o desempenho sexual e reprodutivo (HÖTZEL et al., 2010).       O comportamento sexual de suínos, tanto de fêmeas quanto de machos, é influenciado por uma combinação de fatores, como o sistema endócrino, a aprendizagem ao longo da vida e as condições ambientais às quais estão submetidos.       As atividades reprodutivas não são constantes, demandando processos de maturação e estímulos específicos para desencadear respostas reprodutivas eficientes. Esse comportamento é crucial para que a cópula ocorra no momento certo, asse...

CRIA PÚTRIDA EUROPEIA

    

CRIA PÚTRIDA EUROPEIA, ZOOTECNIA, ABELHAS, APIS, APICULTURA
Fonte: https://docplayer.com.br/

    A Cria Pútrida Europeia ou Loque Européia é uma doença que acomete as crias das abelhas, no Brasil é mais comum acontecer no gênero Apis. Sendo essa doença de notificação obrigatória (INDEA, 2021). 

    O agente causador dessa doença é a bactéria Melissococcus pluton. As larvas são contaminadas com essa bactéria quando consomem alimento contaminado (LOPES et al., 2004). De acordo com Costa ([20-?]) o controle dessa bactéria não é tão difícil, pois ela não apresenta a forma resistente de esporos. 

    Sintomatologia

    Geralmente, os sintomas aparecem no inicio de um fluxo de néctar;

    A cria morre na fase de larva em forma de U no fundo da célula;

    Os favos apresentam muitas falhas e opérculos perfurados ou até mesmo aprofundados;

    Não apresenta no teste do palito viscosidade na fase pútrida, como na AFB;

    As larvas ficam com cores diferentes, apresentam coloração amarelo-pálido até o marrom, sendo que sua cor natural é branco-pérola;

    Pode apresentar cheiro pútrido no estágio mais avançado de putrefação;

    Larvas murchas;

Fonte: (LOPES et al., 2004; COSTA [20-?]). 

    Controle:

    Alguns antibióticos apresentarem bons resultados, contudo o uso dele não é tão recomendado, no caso, é recomendado que se faça um bom manejo, fazendo dessa forma a retirada dos quadros com cria doente, substituindo a rainha valha, fortalecer o enxame usando quadros de alimento (pólen e mel) de outros enxames, evitar o uso de equipamentos contaminados quando manejar colmeias sadias e evitar a suplementação energética ou proteica de origem desconhecida para não ser uma fonte de introdução do agente no apiário/meliponário (LOPES et al., 2004; INDEA, 2021; COSTA [20-?]).

REFERÊNCIAS

COSTA, P. S. C. Sanidade apícola: a chave para altas produções. [20-?]. Disponível em: <https://www.apacame.org.br/mensagemdoce/128/artigo2.htm>. Acesso em: 27 de dezembro de 2021.

Doenças e inimigos naturais das abelhas I Maria Teresa do Rego Lopes ... let al.1. - Teresina : Embrapa Meio-Norte, 2004. 26p. 

INDEA. Ocorrência de Cria Pútrida Europeia-Loque Europeia, no Estado de Mato Grosso. 2021. Disponível em: <http://www.indea.mt.gov.br/-/18049832-ocorrencia-de-cria-putrida-europeia-loque-europeia-no-estado-de-mato-grosso>. Acesso em: 27 de dezembro de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRAMÍNEAS E LEGUMINOSAS

         As gramíneas e leguminosas correspondem a famílias de espécies que formam o grupo das forrageiras, entretanto, elas são plantas que apresentam diferenças entre si (GLOBO RURAL, 2011). GRAMÍNEAS       Segundo Fontaneli  et al . (2009) as gramíneas ( Poaceae)  são uma das mais relevantes famílias na divisão Angiospermae e da classe Monocotiledoneae. De acordo com o site Globo Rural (2011) as sementes das gramíneas têm um cotilédone, as folhas das plantas são lineares e fornecem energia muito mais na forma de carboidratos. Essas plantas podem ser rizomatosas ou estoloníferas, perenes ou anuais, também apresentam flores nas maiores das espécies, e em sua maioria, possui caule oco e raízes ramificadas (SEMENTES SANTA FÉ, 2019).      As gramíneas são mais exploradas por ter um potencial de produção de forragem até três vezes superior às leguminosas forrageiras (VIANA, [20-?]). Exemplos...

O que é zootecnia ?

          A zootecnia é a ciência que estuda a criação, conservação e produção animal. Esses estudos são mais direcionados aos animais domésticos, com o intuito de compreender de forma tecnicamente eficiente,  economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta e eticamente adequada, as suas relações, suas utilidades e os serviços úteis que os animais tem para o homem.       Um lema que é de suma importância para a zootecnia é   "produzir o máximo, no menor tempo possível, semper lucro lucro, tendo em conta o bem estar animal"  .       Abaixo o simbo da zootecnia e seu significado.  

STRONGYLUS VULGARIS

Filo: Nematoda  Classe: Secernentea  Ordem: Strongylida  Família: Strongydae  Gênero: Strongylus  Espécie: Strongylus vulgaris           Esse nematoda faz parte dos grandes Strongylus, juntamente com o  Strongylus equinus e Strongylus edentatus (SANAVRIA, [20-?]).      A espécie Strongylus vulgaris tem morfologia caracterizada por corpo retilíneo e rígido medindo entre 1,5 e 2,5 cm de comprimento, é de cor cinza escuro, o orifício oral é circundado por uma coroa radiada externa franjada. A cápsula bucal oval, apresenta dois dentes grandes com ápices arredondados (forma de orelha) na sua base (BASSAN et al ., 2008).      Ciclo biológico: a limentos contaminados com L3 ao serem ingeridos pelo animal, penetram na mucosa intestinal do íleo, ceco e cólon ventral. A fase L4 ocorre na submucosa (4 – 5 dias.), penetra nas arteríolas e após uns dias no interior dos vasos segue contra o fluxo sanguíneo para...