Fonte: https://docplayer.com.br/ |
A Cria Pútrida Europeia ou Loque Européia é uma doença que acomete as crias das abelhas, no Brasil é mais comum acontecer no gênero Apis. Sendo essa doença de notificação obrigatória (INDEA, 2021).
O agente causador dessa doença é a bactéria Melissococcus pluton. As larvas são contaminadas com essa bactéria quando consomem alimento contaminado (LOPES et al., 2004). De acordo com Costa ([20-?]) o controle dessa bactéria não é tão difícil, pois ela não apresenta a forma resistente de esporos.
Sintomatologia:
Geralmente, os sintomas aparecem no inicio de um fluxo de néctar;
A cria morre na fase de larva em forma de U no fundo da célula;
Os favos apresentam muitas falhas e opérculos perfurados ou até mesmo aprofundados;
Não apresenta no teste do palito viscosidade na fase pútrida, como na AFB;
As larvas ficam com cores diferentes, apresentam coloração amarelo-pálido até o marrom, sendo que sua cor natural é branco-pérola;
Pode apresentar cheiro pútrido no estágio mais avançado de putrefação;
Larvas murchas;
Fonte: (LOPES et al., 2004; COSTA [20-?]).
Controle:
Alguns antibióticos apresentarem bons resultados, contudo o uso dele não é tão recomendado, no caso, é recomendado que se faça um bom manejo, fazendo dessa forma a retirada dos quadros com cria doente, substituindo a rainha valha, fortalecer o enxame usando quadros de alimento (pólen e mel) de outros enxames, evitar o uso de equipamentos contaminados quando manejar colmeias sadias e evitar a suplementação energética ou proteica de origem desconhecida para não ser uma fonte de introdução do agente no apiário/meliponário (LOPES et al., 2004; INDEA, 2021; COSTA [20-?]).
REFERÊNCIAS
COSTA, P. S. C. Sanidade apícola: a chave para altas produções. [20-?]. Disponível em: <https://www.apacame.org.br/mensagemdoce/128/artigo2.htm>. Acesso em: 27 de dezembro de 2021.
Doenças e inimigos naturais das abelhas I Maria Teresa do Rego Lopes ... let al.1. - Teresina : Embrapa Meio-Norte, 2004. 26p.
INDEA. Ocorrência de Cria Pútrida Europeia-Loque Europeia, no Estado de Mato Grosso. 2021. Disponível em: <http://www.indea.mt.gov.br/-/18049832-ocorrencia-de-cria-putrida-europeia-loque-europeia-no-estado-de-mato-grosso>. Acesso em: 27 de dezembro de 2021.
Comentários
Postar um comentário