Pular para o conteúdo principal

Benéficos da ILPF

A integração lavoura‑pecuária‑floresta, ou ILPF, desponta como uma das estratégias mais transformadoras da zootecnia moderna, especialmente no Brasil. Um estudo conduzido pela Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop (MT) encerrou o primeiro ciclo de 12 anos do maior experimento mundial com ILPF, oferecendo diretrizes técnicas sólidas para uso de árvores em sistemas integrados. Os pesquisadores avaliaram arranjos com eucalipto em diferentes configurações e observaram uma produção de madeira variando entre 87 e 114 m³/ha durante o período, além do efeito bordadura que favorece árvores nas bordas para maior acumulado de biomassa e carbono — mais de 30 kg/árvore/ano no sistema ILPF, em contraste com cerca de 20 kg/árvore/ano na monocultura (EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 2024). Em paralelo, outro estudo no estado de São Paulo, conduzido pela APTA e Embrapa Meio Ambiente, analisou a conversão de Mata Atlântica em pastagens e depois em ILPF ou lavoura convencional. Entre as principais conclusões, ...

PRÓPOLIS

    

zootecnia, apicultura, própolis, abelha

    A palavra própolis é derivada do grego onde pro significa “em defesa de” e polis “cidade”, isto é, em defesa da cidade ou da colméia (MARCUCCI, 1996). A própolis é uma mistura complexa de substâncias resinosas, de consistência, textura e coloração variada, é elaborado pelas abelhas que coletam matéria-prima de diversas partes de plantas como brotos, cascas e exsudatos de árvores, transformando-as dentro da colméia pela adição de secreções salivares e cera (ADELMANN, 2005; PINTO et al., 2011).

UTILIDADE

    As abelhas utilizam a própolis para consertar a colmeia e protegê-las contra insetos, microrganismos e suas crias do frio, fazem isso vedando frestas e diminuindo o espaço da entrada da colmeia. Serve também como material antisséptico, aplicado no interior dos alvéolos onde a abelha rainha efetua a postura dos ovos e também é utilizada para envolver inimigos abatidos no interior da colméia, evitando que apodreçam e contaminem o ninho (MARCUCCI, 1996 apud BASTOS, 2010; PINTO et al., 2011).

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

    A composição exata da própolis pura varia com seu tipo. Porém, ao analisá-la de forma mais geral observa-se que dentre os compostos tem-se: os flavonóides, os ácidos aromáticos e ésteres, aldeídos e cetonas, terpenóides e fenilpropanóides, esteróides, aminoácidos, polissacarídeos, hidrocarbonetos, ácidos graxos e vários outros em pequenas quantidades (ROCHA et al., 2003; HU et al., 2005; HAYACIBARA et al., 2005 apud BASTOS, 2010).

MERCADO

    Segundo os dados da Japan Trade Organization citado pelo Sebrae (2014), 92% de toda a própolis in natura consumida no Japão é de origem brasileira, onde o extrato alcoólico da substância é vendido a US$ 110 o frasco. Ainda de acordo com o Sebrae (2014), 70% da produção de própolis no Brasil vem de Minas Gerais, sendo que segundo Fraga (2019) das várias toneladas produzidas em Minas Gerais, 100 toneladas anualmente são de própolis verde, assim, o produto mineiro é exportado para países como China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, além de nações europeias.

    A própolis verde é produzida através do arbusto alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia), e é altamente valorizada no mercado internacional devido ao fato de ser altamente eficaz no combate a uma série de microrganismos (NASCIMENTO et al., 2008).

PROPRIEDADES BIOLÓGICAS

    Na revisão bibliográfica sobre a própolis de Bastos (2010) é tratado sobre as propriedades biológicas da própolis e mostrado que em algum grau ela apresenta efeitos: antimicrobiana, antiinflamatória, antifúngica, antiviral, antitumoral, atividade Anestésica e Cicatrizante, anticâncer e antioxidante.

TIPOS DE PRÓPOLIS

    Como já citado acima existe uma variedade muito grande de própolis, entretanto, no Brasil os mais utilizados são os tipos: verde, proveniente do alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia), vermelho, vem de uma planta conhecida como rabo de bugio (Dalbergia ecastophyllum) e marrom que tem origem em diversas plantas, sendo uma delas a copaíba (Copaifera langsdorffii) que apresenta uma coloração marrom escura (PINTO et al., 2011; ESSENTIA, 2020). 

REFERÊNCIAS

ADELMAN J. Própolis: variabilidade composicional, correlação com a flora e bioatividade antimicrobiana / antioxidante. Dissertação (Mestrado em Ciência Farmacêutica) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 176 p. 2005.

BASTOS, I. B. N. Própolis: revisão bibliográfica. Monografia (Especialista em Endodontia) - Faculdade de odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 43 p. 2010.

ESSENTIA. Própolis faz bem? Veja tipos, estudos e dicas de uso. 2020. Disponível em: <https://essentia.com.br/conteudos/propolis/>. Acesso em: 21 de agosto de 2021.

FRAGA, M. Saiba mais sobre o própolis verde, muito produzido em Minas Gerais. Revista Encontro, 2019. Disponível em: <https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2019/11/saiba-mais-sobre-o-propolis-verde-muito-produzido-em-minas-gerais.html>. Acesso em: 21 de agosto de 2021.

MARCUCCI M. C. Propriedades biológicas e terapêuticas dos constituintes químicos da própolis. Quim Nova, v.19, p.529-536, 1996

NASCIMENTO, E. A.; CHANG, R.; MORAIS, S. A. L.; VELOSO, D. P.; REIS. D. C. Um marcador químico de fácil detecção para a própolis de Alecrim-do-Campo (Baccharis dracunculifolia). Revista Brasileira de Farmacognosia., 370 - 386 p, 2008.

Pinto, L. M. A. Do Prado, N. R. T. De Carvalho, L. B. Propriedades, usos e aplicações da própolis. Revista Eletrônica de Farmácia., Vol. VIII (3), 76 - 100 p, 2011.

SEBRAE. O mercado da própolis. 2014. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/cdb856e1dedd81e245438b6ba5ea2c4f/$File/4612.pdf>. Acesso em: 21 de agosto de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STRONGYLUS VULGARIS

Filo: Nematoda  Classe: Secernentea  Ordem: Strongylida  Família: Strongydae  Gênero: Strongylus  Espécie: Strongylus vulgaris           Esse nematoda faz parte dos grandes Strongylus, juntamente com o  Strongylus equinus e Strongylus edentatus (SANAVRIA, [20-?]).      A espécie Strongylus vulgaris tem morfologia caracterizada por corpo retilíneo e rígido medindo entre 1,5 e 2,5 cm de comprimento, é de cor cinza escuro, o orifício oral é circundado por uma coroa radiada externa franjada. A cápsula bucal oval, apresenta dois dentes grandes com ápices arredondados (forma de orelha) na sua base (BASSAN et al ., 2008).      Ciclo biológico: a limentos contaminados com L3 ao serem ingeridos pelo animal, penetram na mucosa intestinal do íleo, ceco e cólon ventral. A fase L4 ocorre na submucosa (4 – 5 dias.), penetra nas arteríolas e após uns dias no interior dos vasos segue contra o fluxo sanguíneo para...

Inteligência Artificial na Zootecnia: inovação que transforma a produção animal

A inteligência artificial tem avançado rapidamente em diversas áreas da produção animal, e a zootecnia não está à margem dessa revolução tecnológica. Com a intensificação dos sistemas de produção e a crescente demanda por alimentos de origem animal com maior qualidade, segurança e rastreabilidade, a incorporação de tecnologias baseadas em inteligência artificial tem se mostrado uma estratégia fundamental para alcançar esses objetivos, ao mesmo tempo em que promove melhorias significativas no bem-estar dos animais e na sustentabilidade dos sistemas produtivos. No contexto da saúde animal, sensores inteligentes integrados a coleiras ou dispositivos implantáveis têm sido utilizados para o monitoramento contínuo de parâmetros fisiológicos e comportamentais, como temperatura corporal, frequência cardíaca, ingestão alimentar e padrões de locomoção. Esses dados, transmitidos em tempo real para plataformas de análise baseadas em IA, permitem a identificação precoce de alt...

O que é zootecnia ?

          A zootecnia é a ciência que estuda a criação, conservação e produção animal. Esses estudos são mais direcionados aos animais domésticos, com o intuito de compreender de forma tecnicamente eficiente,  economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta e eticamente adequada, as suas relações, suas utilidades e os serviços úteis que os animais tem para o homem.       Um lema que é de suma importância para a zootecnia é   "produzir o máximo, no menor tempo possível, semper lucro lucro, tendo em conta o bem estar animal"  .       Abaixo o simbo da zootecnia e seu significado.