Introdução Com o aumento do uso de sistemas de confinamento e a intensificação das práticas de produção, voltadas para otimizar o trabalho, reduzir a perda de energia dos animais e melhorar a produtividade por área, surgem desafios que afetam o comportamento e a qualidade de vida dos animais. Problemas relacionados ao bem-estar dos suínos podem ter impactos negativos em diversas áreas, incluindo o desempenho sexual e reprodutivo (HÖTZEL et al., 2010). O comportamento sexual de suínos, tanto de fêmeas quanto de machos, é influenciado por uma combinação de fatores, como o sistema endócrino, a aprendizagem ao longo da vida e as condições ambientais às quais estão submetidos. As atividades reprodutivas não são constantes, demandando processos de maturação e estímulos específicos para desencadear respostas reprodutivas eficientes. Esse comportamento é crucial para que a cópula ocorra no momento certo, asse...
A pigmentação da gema do ovo é um fator comercial que é tido como uma qualidade, isso porque os consumidores interpretam a coloração da gema como um valor nutricional, por exemplo, a quantidade de vitaminas (FREITAS et al., 2015). Entretanto, segundo Hernandez & Blanch (2000) citado por Freitas (2015), a coloração da gema não representa valor nutricional.
A coloração e alguns tons da gema do ovo são obtidos e alcançados com o uso de alguns pigmentos usados na dieta das aves, esses pigmentos são os carotenoides que então podem ser divididos em carotenos e xantofilas (GIROTO et al., 2017). O milho, que é um ingrediente fundamental e muito utilizado na ração de galinhas poedeiras como um energético também apresenta um potencial pigmentante (SANDESKI, 2013).
Os pigmentos carotenoides podem ser de fontes naturais ou sintéticas. São usados nas indústrias alimentícia, farmacêutica, de cosméticos e de ração, podem ser naturais ou sintéticos, sendo responsáveis pelas cores amarelo, laranja e vermelho. Quando naturais podem ser extraídos de pimentões vermelhos, laranjas, batatas, brócolis, no milho e entre outros. Entretanto, nas galinhas poedeiras é mais usado os sintéticos, uma vez que, o milho que é usado na ração e possui esse potencial pigmitante, como já foi citado, não é suficiente para atingir a coloração desejada nas gemas. O apoester, luteína e zeaxantina é mais utilizado para atingir a coloração amarela, enquanto a cantaxantina, citranaxantina, capsantina e capsoburina é para a cor vermelha (FREITAS et al., 2015; TATSCH, 2008).
REFERÊNCIAS
GIROTO, L. G.; BOSSI, F. H.; SILVA, G. H.; DIAS, A V. L.; FERREIRA, G. C.; ROSA, J. P.; CENSÃO, G. D.; PERUZZI, N J. Análise da pigmentação da gema de ovos. In: ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 2017, Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/zootec/papers/analise-da-pigmentacao-da-gema-de-ovos>. Acesso em: 05 ago. 2021.
FREITAS, C.; NOETZOLD, T. L.; EBLING, P. D. Relação entre pigmentação da gema do ovo e valor nutricional. Medicina Veterinária, Faculdade de Itapiranga - FAI, 2015.
SANDESKI, L. M. Otimização da pigmentação da gema do ovo. Ligia Mara Sandeski.
Araçatuba: [s.n], 2013, 56f.
TATSCH. P, O. Produção de carotenóides em meio sintético por Sporidiobolus salmonicolor CBS 2636 em biorreator. Mestrado (Engenharia de Alimentos) - URI - Campus Erechim, RS, 2008, 94p.
Comentários
Postar um comentário