Pular para o conteúdo principal

Benéficos da ILPF

A integração lavoura‑pecuária‑floresta, ou ILPF, desponta como uma das estratégias mais transformadoras da zootecnia moderna, especialmente no Brasil. Um estudo conduzido pela Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop (MT) encerrou o primeiro ciclo de 12 anos do maior experimento mundial com ILPF, oferecendo diretrizes técnicas sólidas para uso de árvores em sistemas integrados. Os pesquisadores avaliaram arranjos com eucalipto em diferentes configurações e observaram uma produção de madeira variando entre 87 e 114 m³/ha durante o período, além do efeito bordadura que favorece árvores nas bordas para maior acumulado de biomassa e carbono — mais de 30 kg/árvore/ano no sistema ILPF, em contraste com cerca de 20 kg/árvore/ano na monocultura (EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 2024). Em paralelo, outro estudo no estado de São Paulo, conduzido pela APTA e Embrapa Meio Ambiente, analisou a conversão de Mata Atlântica em pastagens e depois em ILPF ou lavoura convencional. Entre as principais conclusões, ...

PARÂMETROS DA ÁGUA NA PISCICULTURA

   
zootecnia, pisces, aquicultura, água, parâmetros

    Na postagem qualidade da água na aquicultura foi explicado a importância de manter o controle sobre a água do viveiro para o sucesso da criação, já que é ela o meio ambiente dos organismos aquáticos que está em produção. Foi citado também alguns parâmetros da água a serem analisados, são eles físicos (temperatura, cor, turbidez, visibilidade e transparência) e químicos (pH, alcalinidade, dureza, oxigênio dissolvido e amônia). 
    
Vamos agora falar um pouco sobre cada um.

    TEMPERATURA: A temperatura da água é um fator muito importante, já que os peixes são pecilotérmicos, ou seja, a temperatura corpórea deles é influenciada pela temperatura do ambiente (SÓ BIOLOGIA, [20-?]). Por conta disso todas as atividades fisiológicas dos peixes (respiração, digestão, excreção, alimentação, movimentos) estão ligadas também à temperatura da água (ALFAKIT, [20-?]). A faixa ideal de temperatura da água para o desenvolvimento adequado dos peixes de águas tropicais encontra-se entre 20°C e 28°C, com consumo máximo de alimentos ocorrendo entre 24°C e 28°C. Na faixa de temperatura da água de 20°C e 24°C, esses peixes conseguem se alimentar bem, mas, quando a temperatura da água fica abaixo dessa faixa, há uma redução rápida do seu apetite e desempenho zootécnico (CPT, [20-?]).    
    
    COR: A cor na água resulta da existência de substâncias em solução; podendo ser resultada graças ao ferro ou manganês, pela decomposição da matéria orgânica da água (principalmente vegetais), também pelas algas ou pela introdução de esgotos industriais e domésticos (LEIRA et al., 2017). Águas cristalinas indicam, de certa forma, uma baixa produtividade do viveiro, já a água que apresenta a cor verde é mais indicada para a criação de peixes, ela apresenta componentes para a manutenção da vida aguática (ALFAKIT, [20-?]). 

    TURBIDEZ: É simplesmente a ausência de transparência da água, a presença de materiais orgânicos ou minerais é o que causa isso, a quantidade de partículas suspensas ou do tamanho e natureza das referidas moléculas é o que faz essa turbidez variar (DIGITAL WATER, [20-?]). As águas turvas não prestam a aquicultura, isso porque quanto mais turva a água, menos haverá penetração de luz solar (LEIRA et al., 2017).

    VISIBILIDADE OU TRANSPARÊNCIA: De acordo com a empresa Alfakit ([20-?]) a transparência é a capacidade que a água tem de permitir a passagem dos raios solares. A Transparência diminui em função da profundidade e da Turbidez.

    pH: O pH é determinado pela concentração de bases e ácidos na água, isso indicará se é ela ácida ou básica. Existe uma escala para medir a acidez, se chama escala de pH, ela varia de 1 até 14. A acidez da água é considera neutra quando se encontra no valor 7, ou seja, nem ácida nem básica. Já a faixa aceitável para trabalhar na cultura de peixes é normalmente entre pH 6,5-8,0 (TOWERS, 2015).

    ALCALINIDADE: Segundo Leira et al. (2017) alcalinidade é a capacidade da água neutralizar os ácidos, ou seja, controlar o pH de uma solução. Alguns sais minerais dissolvidos na água tais como os carbonatos (CaCO3) e Bicarbonatos (HCO3), são medidos em mg/L, uma quantia boa desses sais minerais para a piscicultura orgânica fica entre 20 e 300 mg/Lde Alcalinidade (ALFAKIT, [20-?]).

    DUREZA: A dureza é uma medida de cálcio e magnésio, mas outros íons como alumínio, ferro, manganês, estrôncio, zinco e íons de hidrogênio também estão incluídos. A importância de se medir a dureza está no fato de que, se a água apresentar valores inferiores a 20 mg/L, as células das algas que compõe o Fitoplâncton não conseguem se formar por falta de nutrientes (Cálcio e Magnésio)(TOWERS, 2015; ALFAKIT, [20-?]).

    OXIGÊNIO DISSOLVIDO: Esse é um parâmetro que deve ter muita atenção pelo seu grau de importância, aliais, o oxigênio é o gás mais importante para os peixes (LEIRA et al., 2017). Segundo Towers (2015) níveis baixos de oxigênio dissolvido podem causa ​​ mais mortes de peixes, direta ou indiretamente, do que todos os outros problemas combinados.  O mais recomendado é que o valor de oxigênio dissolvido fique em torno de 4 a 10 mg/L.

    AMÔNIA: O Nitrogênio Amoniacal, é resultante da composição da matéria orgânica, ração, excrementos entre outros, é algo tóxico e deve ser medido com frequência (LEIRA et al., 2017). Níveis abaixo de 0,02 ppm são considerados seguros (TOWERS, 2015).


REFERÊNCIAS

“Peixes" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 28/07/2021 às 02:15. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Peixes.php.

ALFAKIT. Manual de qualidade da água para aquicultura. [20-?]. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/1354377/1743436/Manual+Qualidade+%C3%81gua+Aquicultura.pdf/674c0a9a-2844-43e2-9462-04fddd387529?version=1.0#:~:text=A%20%C3%A1gua%20que%20apresenta%20cor,esverdeadas%20indicam%20tamb%C3%A9m%20boa%20produtividade.>. Acesso em: 27 de julho de 2021.

CPT. A temperatura da água é importante para o crescimento dos peixes?. [20-?]. Disponível em: < https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/a-temperatura-da-agua-e-importante-para-o-crescimento-dos-peixes>. Acesso em: 27 de julho de 2021.

DIGITAL WATER. Parâmetros importantes para medição em aquicultura. [20-?]. Disponível em: <https://www.digitalwater.com.br/parametros-medicao-aquicultura/>. Acesso em: 27 de julho de 2021.

LEIRA, M. H.; CUNHA, L. T.; BRAZ, M. S.; MELO, C. C. V.; BOTELHO, H. A.; REGHIM, L. S. Qualidade da água e seu uso em pisciculturas. 2017. Disponível em: <https://www.pubvet.com.br/uploads/917aff074367e4333b44c8551115a114.pdf>. Acesso em: 27 de julho de 2021.

TOWERS, L. Water quality: a priority for successful aquaculture. 2015. Disponível em: <https://thefishsite.com/articles/water-quality-a-priority-for-successful-aquaculture>. Acesso em: 27 de julho de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STRONGYLUS VULGARIS

Filo: Nematoda  Classe: Secernentea  Ordem: Strongylida  Família: Strongydae  Gênero: Strongylus  Espécie: Strongylus vulgaris           Esse nematoda faz parte dos grandes Strongylus, juntamente com o  Strongylus equinus e Strongylus edentatus (SANAVRIA, [20-?]).      A espécie Strongylus vulgaris tem morfologia caracterizada por corpo retilíneo e rígido medindo entre 1,5 e 2,5 cm de comprimento, é de cor cinza escuro, o orifício oral é circundado por uma coroa radiada externa franjada. A cápsula bucal oval, apresenta dois dentes grandes com ápices arredondados (forma de orelha) na sua base (BASSAN et al ., 2008).      Ciclo biológico: a limentos contaminados com L3 ao serem ingeridos pelo animal, penetram na mucosa intestinal do íleo, ceco e cólon ventral. A fase L4 ocorre na submucosa (4 – 5 dias.), penetra nas arteríolas e após uns dias no interior dos vasos segue contra o fluxo sanguíneo para...

Inteligência Artificial na Zootecnia: inovação que transforma a produção animal

A inteligência artificial tem avançado rapidamente em diversas áreas da produção animal, e a zootecnia não está à margem dessa revolução tecnológica. Com a intensificação dos sistemas de produção e a crescente demanda por alimentos de origem animal com maior qualidade, segurança e rastreabilidade, a incorporação de tecnologias baseadas em inteligência artificial tem se mostrado uma estratégia fundamental para alcançar esses objetivos, ao mesmo tempo em que promove melhorias significativas no bem-estar dos animais e na sustentabilidade dos sistemas produtivos. No contexto da saúde animal, sensores inteligentes integrados a coleiras ou dispositivos implantáveis têm sido utilizados para o monitoramento contínuo de parâmetros fisiológicos e comportamentais, como temperatura corporal, frequência cardíaca, ingestão alimentar e padrões de locomoção. Esses dados, transmitidos em tempo real para plataformas de análise baseadas em IA, permitem a identificação precoce de alt...

O que é zootecnia ?

          A zootecnia é a ciência que estuda a criação, conservação e produção animal. Esses estudos são mais direcionados aos animais domésticos, com o intuito de compreender de forma tecnicamente eficiente,  economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta e eticamente adequada, as suas relações, suas utilidades e os serviços úteis que os animais tem para o homem.       Um lema que é de suma importância para a zootecnia é   "produzir o máximo, no menor tempo possível, semper lucro lucro, tendo em conta o bem estar animal"  .       Abaixo o simbo da zootecnia e seu significado.