A debicagem é uma prática de manejo adotada por produtores de ovos comerciais, consiste em um corte e cauterização das pontas superior e inferior do bico. Por conta de um entendimento equivocado do público em geral, o termo “debicagem” tem sido substituído por “apara parcial” ou “tratamento da ponta do bico” (ABREU et al., 2018).
QUAIS OBJETIVOS BUSCADO COM ESSA PRÁTICA?
O objetivo buscado com a prática da debicagem é melhorar o desempenho produtivo da ave, melhorar a conversão alimentar, diminuir o canibalismo e diminuir a perda de ovos por bicagem (ARAÚJO et al., 2000).
MÉTODOS DE DEBICAGEM
Debicagem por lâmina quente: esse método é o mais utilizado pelas granjas. Consiste em fazer o corte e cauterzão usando uma lâmina quente a aproximadamente 700 °C. O corte é feito a 4 mm das narinas. É realizado em torno do sétimo a oitavo dia de vida do animal (RUSSO, 2018; NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL, [20-?]).
Debicagem por radiação infravermelha: com um dia de vida do animal, o tecido cartilaginoso do bico da ave é exposto a uma fonte de radiação infravermelha de alta intensidade onde sua queda ocorre de forma gradual, levando em torna de 14 dias. É um processo que causa menos dor no animal por ser automatizado e mais preciso (ABREU et al., 2018).
Debicagem em V: é um corte onde é utilizado o debicador Verschuuren, nesse debicador é usado um lâmina quente em forma de "V". O corte é feito em torno do sétimo a oitavo dia de vida do animal, se o procedimento for bem feito pode evitar que a ave passe por a debicagem novamento quando tiver entre às 10 ou 12 semanas de vida (NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL, [20-?]).
GRAUS DA DEBICAGEM
Leve: consiste na remoção de 1/3 da ponta do bico.
Média: nessa a remoção é de metade do bico superior e 1/3 do inferior.
Severa: na severa a remoção é de 2/3 da parte superior do bico e metado da parte inferior.
REFERÊNCIAS
Abreu, Paulo Giovanni de. Práticas de bicagem de poedeiras comerciais /Paulo Giovanni de Abreu, Helenice Mazzuco, Iran José Oliveira da Silva. - Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2018. 19 p.
ARAÚJO, L.F.; CAFÉ, M.B.; JUNQUEIRA, O.M.; ARAÚJO, C.S.S.; MOGYCA, N.S.S.; CUNHA, M.I.R. Diferentes Níveis de Debicagem para Frangas Comerciais. ARS Veterinária. v. 16, n.1, p: 46-51, 2000.
NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL. Debicagem: qual a importância e como ela interfere no desenvolvimento dos lotes. [20-?]. Disponível em: <https://nutricaoesaudeanimal.com.br/importancia-da-debicagem/>. Acesso em 30 de julho de 2021.
RUSSO. J. Ação&Manejo: Métodos de debicagem. 2018. Disponível em: <https://agroceresmultimix.com.br/blog/acaomanejo-metodos-de-debicagem/>. Acesso em 30 de julho de 2021.
Comentários
Postar um comentário